Cultivares de Café

Compartilhe Esta postagem

Cultivamos café da espécie arábica (Coffea arabica L.) desde 1980.  O café é um arbusto da família das rubiáceas (Rubiaceae), nativo dos altiplanos do sudoeste da Etiópia e montanhas circunvizinhas do Sudão e do Quênia.

Mas como escolher as melhores cultivares para sua fazenda? O terroir influencia no tipo de bebida? As cultivares dentro da espécie arábica escolhidas pelo prof. Rena em sua fazenda foram a Catuaí Vermelho 44, Catuaí Amarelo 86 e a Mundo Novo.  

A cultivar Mundo Novo possui elevada capacidade de adaptação e é considerada uma cultivar de café arábica de porte alto, corresponde a uma recombinação resultante de um cruzamento natural entre as cultivares Sumatra e Bourbon Vermelho. Encontrada no município paulista de Mineiros do Tietê, sementes de um desses cafeeiros foram plantadas no município de Mundo Novo, hoje conhecido como Urupês (SP). Com seu porte alto e grande produção, as plantas adultas da cultivar Mundo Novo, com 12 a 14 anos, podem alcançar altura média de 3,4 m e copa de 2,0 m. O sistema radicular é bem desenvolvido, a cor das folhas novas é verde-clara ou bronze e seus frutos vermelhos. A qualidade da bebida é excelente! 

A cultivar Catuaí Vermelho originou-se como produto de recombinação de um cruzamento artificial entre cafeeiros selecionados das cultivares Caturra Amarelo e Mundo Novo, esta hibridação foi realizada pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) em 1949. A cultivar foi lançada para fins comerciais em 1972 pelo IAC e registrada no Registro Nacional de Cultivares (RNC) em 1999.  

O termo Catuaí em tupi-guarani significa “muito bom”.

A cultivar Catuaí Amarelo é uma cultivar obtida pelo cruzamento das cultivares Caturra Amarelo com a Mundo Novo. Essa nova combinação tinha como objetivo um cafeeiro com porte baixo (tipo´Caturra´) e fruto com exocarpo (casca) amarelo.

Essas plantas são vigorosas, apresentam altura média de 2,00 a 2,3 metros e copa de 1,8 a 2,0 metros. Suas folhas novas são de cor verde clara e as adultas verde-escuras e brilhantes. A floração ocorre nos meses de setembro e outubro, e a maturação dos frutos nos meses de maio a julho. A qualidade da bebida é excelente.

 

Postagens relacionadas

Busca