Qual a diferença entre café especial e café gourmet?

Compartilhe Esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você já deve ter escutado alguém mencionar sobre esse tema ou lido em algum rótulo de algum café descrito como gourmet ou café especial. Mas você realmente sabe a diferença?

Para ajudar você leitor a compreender a diferença entre essas duas categorias de cafés precisamos primeiro explicar como é realizada a classificação dos cafés no Brasil e no mundo. Assim você entenderá que café não é tudo igual ! Os cafés são divididos em:

  1. Cafés Especiais
  2. Cafés Gourmets
  3. Cafés Superiores
  4. Cafés Tradicionais

Avalia-se o café por defeitos e utiliza-se normalmente duas tabelas de classificação, uma americana e uma brasileira. O foco é identificar a quantidade de grãos defeituosos ou partes indesejáveis em cada 300 gramas de café.

Abaixo replicamos as duas tabelas de defeitos utilizadas para a classificação do café. Os defeitos do café estragam totalmente a bebida, quanto menos defeitos em cada lote melhor é a qualidade da bebida! São considerados defeitos do café os grãos: preto verde, pau pequeno, médio e grande, grãos pretos, pedras, marinheiro, brocados, casca pequena e grande, ardido, chocho, mal granado, conchas, quebrados e verde.

GREEN COFFEE ASSOC. NEW YORK USA

QUANTIDADE DE DEFEITOS

       EM 300 GRAMAS             TIPO DE CAFÉ

62
133
304
605
1206
2407
4508

CLASSIFICAÇÃO OFICIAL BRASILEIRA (COB)

QUANTIDADE DE DEFEITOS EM 300 GRAMAS — TIPO DE CAFÉ
4 – 2
12 – 3
26 – 4
46 – 5
86 – 6
160 – 7
360 – 8

Em resumo os cafés especiais têm menos defeitos que os cafés gourmets, o café especial deve conter apenas grãos maduros e perfeitos, no caso do Rena Café, apenas 100% café arábica, de origem única , sendo então para a tabela brasileira classificado como um café tipo 2.

Prove os nossos cafés especiais!

Foto: Separação dos frutos pelo seu estágio de maturação: 1) Cafés maduros e descascados 2) Cafés Verdes 3) Cafés passas e secos

Postagens relacionadas

Busca

Open chat