Terroir

O termo francês “terroir” é muito utilizado para definir um conjunto de fatores, os quais juntos interferem no cultivo, numa produção agrícola. Atualmente é utilizado para diferenciar os produtos cultivados em cada região, como no caso dos vinhos, queijos, cacaus, azeites, cafés, entre outros. Como não conseguimos uma tradução fidedigna em nossa língua, tentamos elencar e incluir aqui fatores e variáveis que influenciam na agricultura: a topografia, a composição do solo, o clima, o microclima, fatores humanos e culturais. É tão complexo, único e original, que uma mesma cultivar de café tem comportamentos totalmente diferenciados se cultivada em terroirs diferentes.

A Fazenda Recua é o berço do Rena Café. A fazenda é localizada no município de Paula Cândido, no leste de Minas Gerais, dentro da região produtora (terroir) das “Matas de Minas”. Com origem em região de topografia montanhosa e irregular, a fazenda está situada a 810m de altitude em área de mata atlântica com microclima ameno, altamente favorável à produção do café arábica.

A região das Matas de Minas é responsável por 25% da produção mineira de café, considerando que Minas Gerais é o maior estado produtor de cafés no Brasil. Com relevo montanhoso os diferentes graus de exposição ao sol das lavouras confere aos cafés uma ampla gama de agradáveis sabores. É uma região com grande tradição na cultura cafeeira, são 63 municípios que compõe este terroir, sendo a cidade de Paula Cândido uma delas.

Todo este contexto e vivência na cafeicultura nas Matas de Minas por mais de 40 anos nos permite acompanhar e selecionar os melhores frutos do nosso terroir. É tão importante entender a reação da planta aos estímulos provocados pelo ambiente em que ela está inserida, fatores agroclimáticos têm influência direta sobre o ambiente de cultivo, sobre o metabolismo da planta e todo o sistema produtivo, aspectos como a fotossíntese, a transpiração, as necessidades de água nas várias fases de desenvolvimento do cafeeiro, a luminosidade dos dias, a temperatura, a incidência de chuvas, o comportamento da planta dentro da comunidade, o espaçamento direcionado no seu cultivo, arborização, sombreamento e tratos culturais.

O entendimento das reações fisiológicas do cafeeiro em relação aos vários fatores internos e externos em conjunto com o excelente manejo correto da lavoura realizada pelo professor Rena são requisitos fundamentais para a obtenção dos excelentes grãos do Rena Café.

Busca

Open chat