Processamento

A colheita na Fazenda Recua acontece normalmente entre os meses de maio a agosto e é realizada por dezenas de pessoas que moram próximo a Paula Cândido, são famílias que colaboram com esse processo há mais de 40 anos. A colheita é manual, com derriça no pano, isto é, antes de iniciar a colheita o colhedor estende panos sob os pés de café para que os frutos sejam protegidos e evitem o contato com o solo.

Depois de colhido os frutos são lavados e separados os grãos verdes e secos dos maduros pela densidade da água no lavador. Aqui inicia o processo de seleção dos frutos maduros (cerejas) para o Rena Café. Utilizamos o processamento conhecido como Via Úmida, no qual os frutos perfeitos e maduros passam pelo lavador e depois no descascador de cereja, onde é removida a casca (exocarpo) e parte da mucilagem dos frutos, conhecido como CEREJA DESCASCADO e DESMUCILADO.

Com parte da mucilagem aderida ao pergaminho dos frutos, os grãos descascados são enfileirados no terreiro sob ação da luz solar e revolvidos várias vezes durante três dias e sua seca é finalizada no secador mecânico até atingir 11% de umidade. Após o secador mecânico, os grãos são encaminhados para a tulha para o beneficiamento do café, é um conjunto de operações : limpeza, descascamento (retira-se o pergaminho) e seleção preliminar.
Este processo permite a obtenção de cafés uniformes e suaves, com bebida delicada devido à seleção rigorosa dos frutos. Além disso, a retirada da casca diminui o tempo de secagem dos grãos no terreiro e minimiza as fermentações indesejadas.

Após esta etapa os grãos são encaminhados para um Rebeneficiamento, processo que tem como objetivo classificar granulometricamente, melhorar o tipo e as características sensoriais do café. Nesta etapa também eliminamos as impurezas como paus, pedras, cascas, retirando os cafés com defeitos e pela seleção eletrônica separamos os grãos de mesma cor, selecionamos os grãos para peneira 15 acima, assim conseguimos uniformizar o tamanho dos grãos para a próxima etapa que é a torra.

É com todo zelo diário e aprimoramento em todas estas etapas da pós-colheita que conseguimos trazer excelência na qualidade do Rena Café, tornando uma bebida suave, com leve corpo e de origem única!

Busca

Open chat